quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Da Lat

O que compensa dores nas costas de uma viagem de 12h no chao de um sleeping bus com um espaco em que os meus ombros nao cabiam e nem lugar tinha para as minhas pernas ires dobradas a nao ser na cadeira de um simpatico vietnamita? O que me poderia colocar um sorriso na cara e fazer-me pensar que hoje ate foi um dos melhores dias da minha viagem mesmo que chegando a Da Lat as 15h quando o previsto seria as 13h e so tinha o dia de hoje para ver esta pitoresca cidade oasis no meio de montanhas de cascatas e densa vegetacao? Depois de achar que ha vietnamitas tao ganasciosos que vendem mais bilhetes do que a lotacao de um autocarro quando as pessoas tem que la passar 20 horas de viagem hei que chego a Da Lat (feito em pedacos) e encontro um vietnamita singular de seu nome Tuon que eu quero acreditar que e um exemplo deste povo. Tuon tem uma mota que e o meio de transporte normal neste pais onde os taxis sao substituidos por este veiculo. Tuon levou-nos a alguns sitios interessantes mas nada de especial dado que a maioria das coisas vou acabar por ver amanha (consegui adiar a viagem de autocarro para Sai Gon), mostrou-nos orgulhoso fotografias do filho que se chamava algo como "Fuot" e escolheu o que eu havia de lanchar (Para a comedia total! lol). Mas este Senhor de 43 anos de idade, mesmo nao falando uma palavra de ingles, conseguiu por-me bem disposto apenas pela sua simplicidade e pureza. Ensinou-me algumas palavras em Vietnamita e muito se ria ele com as minhas tentativas em pronunciar algumas frases simples. Dizia-me coisas que eu nao faco ainda hoje a minima ideia de qual era o seu significado mas eu, como uma crianca que aprende as primeiras palavras, reproduzia. Ate podia estar a dizer que eu era isto e aquilo (nao vou especificar, lol) mas o seu ar.... fantastico! Basta dizer que Tuon, no final da viagem que fez comigo, se despediu com um grande abraco e chamava-me de "người đàn ông hạnh phúc". Num cafe de rua la descobri o que significava esta frase quase impossivel de pronunciar. O Tuon chamava-me de Happy Man. Mas afinal de contas nao lhe consegui dizer que ele e um Happiness Maker! Ficamos com o numero de telefone dele...
As pessoas fazem as cidades!

3 comentários:

  1. Adorei!!! Mas é um facto és um happy men!!!

    ResponderEliminar
  2. Sempre a trazer um bocadinho de cada lugar...
    A vida é feita de pequenas coisas...
    Desejo que tudo esteja a correr pelo melhor.

    P.S. e umas fotos?!?!?!?

    ResponderEliminar